Angola e África do Sul assinaram, ontem, em Pretória, um memorando de entendimento que prevê a exploração conjunta de satélites de telecomunicações, refere um comunicado da Embaixada angolana naquele país.
O acordo marca um passo estratégico na consolidação da parceria entre os dois países no domínio da Ciência, Tecnologia e aplicações espaciais, com foco na partilha de conhecimentos, transferência de tecnologia, formação de quadros e desenvolvimento conjunto de projectos espaciais.
De acordo com o documento, além de contemplar áreas como exploração conjunta de satélites de telecomunicações, com destaque para o ANGOSAT-2, o memorando de entendimento prevê a troca de experiência sobre dados e imagens de satélites de observação da Terra, desenvolvimento de soluções espaciais aplicadas, promoção de programas de formação e capacitação técnica de recursos humanos, bem como o estímulo ao surgimento de iniciativas industriais e startups ligadas ao sector espacial.
“A assinatura deste acordo sublinha o compromisso das duas instituições em utilizar o espaço como instrumento de transformação social, científica e económica, contribuindo para o crescimento sustentável do continente africano”, lê-se no comunicado que vê no memorando mais um passo em frente na solidificação das relações entre Angola e África do Sul.
A assinatura do memorando foi feita pelo director-geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Zolana João, e pelo director executivo da Agência Espacial Nacional Sul-Africana (SANSA), Humbulani Mudau, sendo testemunhada pelo director nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Borges, e pelo ministro conselheiro da Embaixada de Angola na África do Sul, Nelson Sousa, e do lado sul-africano, o responsável pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Espacial do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Itumeleng Mokoloi.
O GGPEN é um órgão tutelado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e
Comunicação Social (MINTTICS), com a missão de coordenar e implementar as actividades do Programa Espacial Nacional de Angola, promovendo o uso pacífico do espaço em benefício do desenvolvimento nacional.
A SANSA é a principal entidade responsável por coordenar e desenvolver as actividades espaciais na África do Sul.
Actua na pesquisa em ciência espacial, engenharia e tecnologia, na gestão de dados de satélites, bem como na capacitação de recursos humanos e fortalecimento da indústria espacial africana. A SANSA é reconhecida como uma das maiores agências espaciais do continente africano.
Sem comentários
Enviar um comentário